quinta-feira, 21 de julho de 2016

II OFICINA DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COM O TEMA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS DIVERSIDADES NO ESPORTE DE RENDIMENTO.

Abrindo a oficina, a secretária Larissa Mayra agradeceu a presença de todos os presentes e declarou aberto os trabalhos da II Oficina de Professores de Educação Física que teve como tema: Educação física e suas Diversidades.
Na sequência foi a vez da senhora Magnólia Figueiredo ela que Ex - atleta olímpica graduada em administração e educação física/Especialista em gestão escolar – membro da diretoria do conselho estadual de educação física (CREF16) Magnólia falou sobre a importância dos atletas em se manter, pois sem uma estrutura adequada o atleta encontra muita dificuldade, já que ele precisa de dinheiro para se deslocar para os treinos e casa durante a semana e dia de jogos, por isso o papel dos clubes são de fundamental importância na vida dos atletas no seu início, assim também como o papel dos pais e até do seu possível empresário para que não venham a desistirem no meio do caminho como muitos já fizeram.


Vários profissionais capacitados e experientes falaram dos conteúdos que serão abordados na oficina, basearam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, como: Ângelus Vinicius Mendes – Procurador da 1ª Comissão de eventos esportivos e de legislação de Direito desportivo da OAB/RN; Rodrigo Cavalcanti – Procurador Geral do Tribunal de Justiça desportiva do RN; Maria Magnólia Figueiredo – Ex-atleta olímpica de atletismo; Tibério Maribondo – coordenador do para desporto na secretaria de Esporte do Estado do RN; Gilmar Pereira – supervisor de futebol profissional no América FC compra e venda de jogadores; Hebert Araújo da Silva – Fisiologista e Preparador físico do América FC, além da presença marcante do secretário de estado, Francisco Canindé de França.


O senhor Tibério Maribondo, professor de educação física pela UFRN em 2001, coordenador do paradesporto na secretaria de esporte do estado do RN, professor de Judô no Marista, coordenador da rede municipal de Parnamirim, professor do curso educação física da UNP, presidente da federação de Judô do estado RN. Falou sobre o alto rendimento e da importância de se ter uma boa estrutura para dar mais condições ao atleta, pois só assim teremos atletas com rendimentos perfeito para que os clubes possam aproveita-los.


Já o senhor Rodrigo Cavalcante falou um pouco das leis que estão mais rígidas, dando como exemplo a lei do Doping que estão mais severas punindo duramente os atletas e até banindo para sempre de todos os eventos oficias. Por isso a uma importância em se acompanhar de perto todos os atletas com nutricionista, fisioterapeuta, preparador físico, psicólogo e técnico que é chamado de professor pelos seus atletas, ele também falou sobre Direito, Legalidade, legado e convênio esportivo.


NA PARTE DA TARDE FOI A VEZ DE SE FALAR SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA COM O PALESTRANTE: ANTÔNIO MEDEIROS.

O palestrante falou da importância que é para o atleta ter uma alimentação balanceada e de se usar os suplementos adequados nos dias certos e na hora certa, para que o atleta tenha o alto rendimento adequado e esperado por todos da comissão técnica.

Ele também falou das concentrações que são peças fundamentais na vida de um atleta, e que por isso o aleta fica concentrado 30 ou 60 dias antes de qualquer evento que ele irá disputar, pois sem essa concentração o atleta nunca, jamais irá render o esperado no dia de competir seja a modalidade que for.


 Em seguida foi a vez do senhor Lawrence Borba fala um pouco sobre a ajuda da tecnologia como melhora de rendimento para um atleta. Lawrence falou que hoje temos vários aparelhos de monitoração, que podem ficar fixado no corpo do atleta para monitorar a frequência cardíaca, pulsação, respiração e etc.

Ele falou que já se sabe se o atleta está em plenas condições de competir ou não, pois, com esses aparelhos sabemos até se antecipa uma lesão antes mesmo de um jogador entrar em campo, pois a tecnologia dar o tamanho e o grau exato da lesão que esse atleta está, e isso faz toda a diferencia na hora de se poupar esse atleta de uma partida que poderá alarga aquela lesão, já que as vezes eles não sentem a lesão, mas ela está lá.

Logo depois teve uma Palestra com a senhora Mariana Reis, ela que é Professora de Educação Física e Expectora em Atividade Física Adaptada em Saúde, Coordenadora e Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura – FANEC. E é Instrutora e Supervisora do Curso de Capacitação de Socorrista.
Mariana Reis falou sobre primeiros socorros e alertou para que todos prestassem bastante atenção, já que socorrer uma vítima não é colocar um atleta para treinar e sim salvar a vida daquele atleta, onde cada segundo faz toda diferença.

Ela deu uma verdadeira aula de primeiros socorros para todos os professores de educação física e alunos do curso de educação física, e eles ficaram bastantes satisfeitos com o que foi aprenderam nestes dois dias por todos os professores nessa segunda oficina de profissionais de educação física, que foi realizada e promovida pela Prefeitura Municipal de Guamaré através da Secretaria de Esporte e Lazer.











































Fonte e Imagens: Atenção Guamaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário